top of page

Educador Físico : o que você tem a ver com a incontinência urinária, incontinência fecal e queda de

10 milhões de brasileiros sofrem com a incontinência urinária. As mulheres são duas vezes mais atingidas que os homens por este problema. E a maioria enfrenta tudo calada. Se você quer entender melhor seus alunos e alunas, você precisa saber mais sobre estes assuntos!

Você precisa saber que a musculação precisa levar em conta estas condições. Você precisa saber que a corrida pode provocar incontinência urinária, fecal e queda de orgãos pélvicos.

Você precisa saber que assoalho pélvico forte significa um aluno mais forte, mais preparado, mais sarado e mais feliz!

O nosso objetivo é fazer 3 eventos sobre este tema "O Assoalho Pélvico". O primeiro vai abordar a prevenção e o tratamento em jovens e atletas e falar de duas fases especiais na vida das mulheres: a gestação e o pós-parto. Muitas mulheres grávidas querem continuar treinando como se o corpo nesta fase não sofresse nenhuma modificação.

Quantas vezes você já não ouviu, ou já não disse a frase: "Gravidez não é doença"! Claro que não é! E continuar se exercitando é super importante para manter a saúde até a hora do parto! Mas é preciso saber o que e como fazer. É preciso considerar as muitas transformações pelas quais o corpo está passando. Hoje já se sabe que um treinamento mal orientado pode fazer mal ao bebê, diminuindo o tamanho do Coração, do Pulmão, retardo na ossificação e crescimento ósseo do feto, além de alterar os índices de Apgar, inclusive.

Para as mães, o risco de uma incontinência urinária aumenta muito nesta fase. Se o educador físico não conhecer e não souber trabalhar a musculatura do assoalho pélvico, a chance de a grávida começar a perder xixi é muito grande. E no pós-parto? Quantas das suas alunas querem de volta o mais rápido possível o corpo que tinham antes de engravidar? Você também quer que seus alunos voltem à forma o quanto antes? Natural... Mas há questões fisiológicas que precisam ser levadas em conta: músculos, tendões e articulações estão mais frouxos por causa da gravidez. Tudo isso demora 8 meses para voltar "ao normal". A mulher altera o tecido conjuntivo, colágeno, e a flacidez se torna mais frequente, mais evidente. Isso significa que o assoalho também está fragilizado - correr neste momento pode ser muito prejudicial, levantar peso também! No pós parto muitas mulheres podem apresentar incontinências urinária, fecal e de flatos e acreditem, elas também podem apresentar queda de orgãos pélvicos. No segundo encontro vamos falar sobre a Pós- menopausa - um momento de muitas transformações, de muitos desafios! As mulheres sofrem variações hormonais que mexem com o humor, com a temperatura, com os ossos, com a musculatura.

Todo mundo sabe que uma das principais recomendações para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose é exercício de impacto. A escolha da corrida não é incomum. O problema é que correr nesta fase aumenta demais o risco das incontinências e principalmente da queda de orgãos.

Acreditem 48 a 50% das mulheres no período pós- menopausa têm incontinência - muitas por causa da falta de orientação de um profissional de educação física bem informado. E no nosso terceiro encontro, vamos falar da terceira idade. De cada 10 mulheres que passam dos 70 anos, 8 têm incontinência. Dá pra imaginar o que é isso? Quase todas! E acredite: há muito que o educador físico pode fazer para ajudar estas mulheres a voltarem a ter qualidade de vida.

*

Mirca Batista www.mirca.com.br

297 visualizações
Posts Recentes
ENAF E ZUMBA
ENAF, O MAIOR DO BRASIL
ENAF CURSOS FITNESS
bottom of page