top of page

Prepare sua empresa de fitness para enfrentar a concorrência

Passando aqui para compartilhar um vídeo que considero essencial para quem opera, empreende ou deseja empreender no mercado de fitness e bem-estar.


✅ Falo sobre a segmentação e posicionamento (persona, arquétipos etc.), bem como da necessidade da identificação da concorrência;


✅ Falo da diferenciação via metodologias técnicas e de CRM;


✅ Falo um pouco de nichos específicos e de tendências (ou já realidades).


E falo do que considero uma miopia de marketing comum do nosso mercado. Reflito sobre o verdadeiro rival: o sedentarismo. E não os clubes, praças e academias comunitárias, que são nossos aliados.


Topa assistir e me dar um feedback. Se quiser compartilhar esse conteúdo com a turma, fique à vontade. Um forte abraço e vamos pensar em ações juntos esse ano, hein? Que tal?





Neste vídeo, o sócio e fundador da 4GOAL, Dr. Christian Munaier, traz orientações valiosas sobre como preparar sua empresa para enfrentar a concorrência no mundo dos negócios fitness e de bem-estar.


Identificação da Concorrência:

Um dos pontos-chave abordados por Munaier é a importância de identificar a concorrência de forma estratégica. Ele destaca a necessidade de compreender a área de atuação primária da empresa, bem como realizar uma segmentação e posicionamento eficazes no mercado.


Além disso, o professor destaca a identificação de diferentes tipos de competidores, incluindo formadores de opinião, "canibais" e empreendedores que podem impactar o seu negócio.


Diferenciação e Evitar a Comoditização:

Outro aspecto crucial discutido é a importância de evitar que sua empresa se torne uma commodity. Munaier apresenta um quadro comparativo entre commodities e serviços, destacando a necessidade de investir em gestão do uso, e da experiência e cocriação de valor nesse uso.


Metodologia e Gestão de Relacionamento:

Christian Munaier também enfatiza a necessidade de ter uma metodologia sólida e eficiente, além de uma gestão de relacionamento cuidadosa com os clientes. Ele destaca como esses elementos são cruciais para garantir a satisfação do cliente e a fidelização.


Mercados Nichados:

Ao explorar os mercados nichados, Munaier sugere a possibilidade de se considerar alguns nichos específicos, como body building, público maduro, academias femininas e academias express. Essa abordagem específica pode ajudar a empresa a se destacar e atender às necessidades exclusivas de cada segmento.


Juntando Forças contra o Concorrente Oculto:

Finalmente, Munaier provoca uma reflexão profunda sobre o verdadeiro concorrente oculto: o sedentarismo. Ele questiona como sua empresa está se saindo nessa disputa e quantas batalhas já foram vencidas contra outros "concorrentes" como novelas, shopping centers e baladas. Além disso, Munaier incentiva a considerar clubes, praças e pistas de caminhada como aliados em vez de competidores.


Portanto, preparar sua empresa para enfrentar a concorrência vai além de estratégias tradicionais. Requer uma compreensão profunda do mercado, diferenciação eficaz e uma abordagem colaborativa para enfrentar os desafios invisíveis que afetam todos os setores.


Ah, não se esqueçam de se inscrever para receber as últimas atualizações. Até o próximo vídeo!

94 visualizações
Posts Recentes
ENAF E ZUMBA
ENAF, O MAIOR DO BRASIL
ENAF CURSOS FITNESS