top of page

Tendências mundiais de fitness da ACSM para 2024

O American College of Sports medicine (ACSM) publica, anualmente, as tendências do fitness para o ano seguinte, de modo a trazer um retrato das atividades que podem vir a ser mais praticado no mundo todo.

A pesquisa é respondida por profissionais de diversas partes do mundo que emprestam suas visões à pesquisa, mas sempre com uma influência cultural e local.


Este artigo irá informar e ajudar os leitores a:

• Identifique previsões para as 20 principais tendências de fitness nos Estados Unidos e em todo o mundo para 2024.

• Use dados para informar decisões de negócios de saúde e boa forma e desenvolvimento profissional.

• Reconhecer temas de tendência e necessidades específicas da região para apoiar a saúde e a boa forma dos consumidores.


A Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness da ACSM é uma ferramenta valiosa para profissionais do exercício. À medida que as exigências de programação e serviços evoluem, a resposta da indústria do fitness deve corresponder às necessidades dos consumidores. A pesquisa de 2020 previu a tecnologia vestível, o treinamento intervalado de alta intensidade e o treinamento em grupo como tendências potenciais antes da pandemia global. Mas em 2021 e 2022, vimos o treinamento on-line, as academias de ginástica em casa e as atividades ao ar livre ganharem destaque, à medida que mandatos locais regiam reuniões não essenciais de grandes grupos. À medida que surgiram estudos epidemiológicos que documentam os fatores que levam à elevada morbilidade e mortalidade dos pacientes com COVID-19, os inquéritos globais aos consumidores revelaram uma prioridade crescente na saúde e no bem-estar. Na pesquisa de 2023, os programas de condicionamento físico para idosos (nº 4) e treinamento de condicionamento físico funcional (nº 5) passaram para o top 10. O treinamento de força subiu para o 2º lugar (anteriormente o 4º em 2022). Notavelmente, tendências específicas adicionadas em resposta às ordens de quarentena, como aulas de exercícios on-line ao vivo, saíram da lista das 10 principais tendências em 2023.


Uma novidade na pesquisa de 2024 foram as tendências potenciais que reconhecem o retorno ousado ao condicionamento físico presencial, como estúdios de fitness boutique e assinaturas baseadas em assinaturas.


As 20 principais tendências de condicionamento físico do ACSM para 2024:



1 - Tecnologia utilizável A tecnologia wearable é a tendência número 1 e tem sido um dos pilares das três principais tendências desde 2016. A tecnologia wearable inclui uma variedade de dispositivos que uma pessoa pode usar ou anexar a si mesma e que geralmente são conectados a um smartphone. Esta tecnologia fornece informações em tempo real, como frequência cardíaca, contagem de passos, minutos ativos e tempo de sono. A tecnologia wearable permite que os profissionais do exercício individualizem ainda mais a atividade física diária para seus clientes, monitorando padrões, desempenho e progresso ao longo do tempo ( 11 ).

2 - Promoção da Saúde no Local de Trabalho A promoção da saúde no local de trabalho é nova na lista de tendências em segundo lugar. Isto parece apoiar ainda mais um interesse crescente na saúde e na qualidade de vida, o que tem impacto em muitas áreas, incluindo a produtividade no local de trabalho. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o americano médio passará aproximadamente um terço de sua vida no local de trabalho quando participar de uma semana de trabalho de 40 horas. Os empregadores têm a oportunidade de encorajar comportamentos promotores da saúde ( por exemplo , actividade física e exames preventivos). Estes benefícios reduzem frequentemente os custos dos seguros, aumentam a produtividade no local de trabalho e melhoram a saúde mental ( 12 ). Alguns exemplos de promoção da saúde no local de trabalho incluem acesso a instalações de fitness, ligas atléticas para funcionários e aulas de educação em saúde.



3 - Programas de condicionamento físico para idosos Aumentar as opções de programas de condicionamento físico para adultos mais velhos sobe para o terceiro lugar. O Perfil de Americanos Idosos de 2021 relata um aumento de 38% no número de americanos com 65 anos ou mais desde 2010, com aproximadamente 27% desta população vivendo de forma independente ( 13 ). Prevê-se que a população adulta idosa dos americanos continue a crescer até 2040. O envelhecimento aumenta o risco de doenças crónicas, deficiência cognitiva e quedas nesta população. A atividade física regular aeróbica e de fortalecimento muscular é uma estratégia essencial para reduzir o impacto das doenças, manter a independência e melhorar a qualidade de vida ao longo do processo de envelhecimento.


4 - Exercício para perda de peso Os exercícios para perda de peso aparecem em 4º lugar (8º em 2023). Está sendo reconhecido que o exercício regular contribui para melhorar a função metabólica e reduzir a gordura corporal. O exercício deve incluir atividade aeróbica, treinamento de força e acompanhar mudanças na dieta para criar um déficit calórico. O exercício ajuda a preservar a massa corporal magra por meio de esforços para perder peso e ajuda os consumidores a manter a perda de peso a longo prazo.



5 - Reembolso para Profissionais de Exercício Qualificados (QEPs) Esta tendência aparece em 5º lugar e é uma tendência revista dos anos anteriores, que defendiam o licenciamento para QEPs. O licenciamento nunca atingiu o pico entre os 10 primeiros, e existem barreiras políticas significativas que tornam o licenciamento menos realista para a indústria do fitness em muitas regiões do mundo. Contudo, o reembolso pelos serviços que os QEPs são treinados para prestar apoia o reconhecimento dos profissionais do exercício ( isto é , personal trainers e fisiologistas do exercício) como parte da continuidade dos cuidados de saúde. Uma Força-Tarefa ACSM foi formada em 2021 para defender a mudança de política que permita a cobrança de seguros para serviços de pacientes realizados por QEPs dentro de seu escopo de prática para melhorar os resultados da atividade física e a qualidade de vida ( 14 ).



6 - Empregando Profissionais de Exercício Certificados Empregar profissionais certificados, aparecendo em 6º lugar em 2024, tem sido uma tendência consistente entre as 10 principais. As empresas de saúde e fitness reconhecem a importância de contratar profissionais treinados para liderar programas de fitness. A obtenção de uma certificação credenciada comunica aos consumidores que um profissional obteve conhecimento proficiente para apoiá-los em seus objetivos de condicionamento físico. Pode-se confiar que profissionais certificados possuem o nível mínimo de habilidade para prescrever exercícios com segurança dentro de seu escopo de prática. A manutenção de certificações acreditadas exige provas de educação continuada, o que é importante para diminuir o risco de lesões para os consumidores e reduzir a responsabilidade dos empregadores. Para encontrar um profissional de exercício certificado perto de você, verifique o Registro de Profissionais de Exercício dos EUA ( https://usreps.org/ ). Para ver as certificações disponíveis através do ACSM, acesse: https://www.acsm.org/certification/get-certified .



7 - Aplicativos de exercícios móveis Os aplicativos de exercícios móveis aparecem na lista das 10 principais tendências, em 7º lugar. Faz parte da categoria de tendência de tecnologia digital. Essa tendência apareceu pela primeira vez no top 20, na 17ª posição em 2016, sob o nome de aplicativos de exercícios para smartphones. O uso de aplicativos móveis de exercícios permite flexibilidade na entrega do programa. Os aplicativos de exercícios impactaram o mercado com muitas opções exclusivas para os consumidores e demonstram eficácia no aumento da atividade física dos usuários. Os consumidores podem usar aplicativos móveis para monitorar atividades físicas e receber feedback sobre o desempenho. Alguns aplicativos integram mecanismos de apoio social e fornecem dicas para a aquisição de habilidades comportamentais, ambos componentes-chave da teoria da mudança de comportamento em saúde.




8 - Exercício para Saúde Mental A programação de exercícios para melhorar a saúde mental chega ao 8º lugar, à medida que os indivíduos começam a reconhecer a importância do movimento na cognição e no humor. A saúde mental inclui o bem-estar emocional, psicológico e social. Aproximadamente um em cada oito indivíduos em todo o mundo é afetado em graus variados por doenças mentais (OMS), e o exercício regular pode servir como fator de proteção. A atividade física e o exercício podem melhorar o humor e melhorar a saúde mental ( 15 ). ACSM oferece recursos para profissionais do exercício incorporarem atividade física para apoiar a saúde mental .



9 - Desenvolvimento Atlético Juvenil A tendência #9 representa uma abordagem ao treinamento de jovens que se concentra no desenvolvimento de habilidades motoras, força e coordenação. Há um aumento nas instalações e programas de treinamento, como o KidStrong ® , projetados para melhorar a confiança, desenvolver habilidades sociais e melhorar o desempenho esportivo. Crianças e adolescentes aprendem padrões básicos de movimento e se preparam para a aquisição de habilidades. Os profissionais do exercício devem considerar a educação continuada ou o treinamento especializado ao trabalhar com esta população especial.



10- Treinamento pessoal Como tendência número 10, o treinamento pessoal permaneceu um elemento básico na lista das 10 principais tendências de fitness desde seu início em 2007. O treinamento pessoal oferece treinamento individual envolvendo testes de condicionamento físico, definição de metas e implementação de programas. Os consumidores podem se beneficiar deste serviço para aprender métodos eficazes de seleção, segurança e recuperação de exercícios. Ganhar uma credencial credenciada nacionalmente, como as certificações oferecidas pela ACSM, pode preparar profissionais do exercício para trabalhar com uma variedade de clientes.



11- Medicina do Estilo de Vida Com o aumento do foco do consumidor e da indústria na longevidade e na saúde (alta qualidade de anos de vida), não é surpresa que a medicina do estilo de vida tenha subido cinco posições este ano, para o 11º lugar. A medicina do estilo de vida apareceu pela primeira vez em 16º lugar em 2020 (18º em 2021, 19º em 2022, 16º em 2023). ​​A medicina do estilo de vida promove comportamentos saudáveis ​​como base da promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento médico. O aumento da actividade física e a diminuição do comportamento sedentário são recomendações gerais para melhorar os resultados de saúde de todas as pessoas com doenças crónicas. Exemplos de comportamentos direcionados dos pacientes estão alinhados com os Life's Essential 8 da American Heart Association (AHA) , e o American College of Lifestyle Medicine recomenda prioridades adicionais, como melhorar a nutrição, reduzir o estresse e melhorar o bem-estar social.



12- Atividades físicas ao ar livre As atividades de fitness ao ar livre ficaram em 12º lugar em 2024. Embora essa tendência tenha estreado como 25º em 2010, as atividades de condicionamento físico ao ar livre saltaram para posições de classificação mais altas nos últimos anos (nº 4 em 2021, nº 3 em 2022 e nº 6 em 2023) devido a restrições relacionadas ao COVID-19. Mesmo que a indústria encontre um “novo normal”, a participação em atividades físicas ao ar livre parece ser um pilar para muitas marcas e profissionais do exercício. As atividades ocorrem em parques públicos, praças ou trilhas para caminhadas e são conduzidas por profissionais do exercício. Esta tendência apoia eventos de um ou vários dias que envolvam corrida, ciclismo ou desportos de lazer e incentiva o envolvimento da comunidade e o bem-estar social.



13- Coaching de Saúde e Bem-Estar Esta tendência não aparece no top 20 desde 2010 e é a 13ª tendência para 2024. Os treinadores de saúde e bem-estar integram princípios e teorias da ciência comportamental em programas de promoção da saúde e medicina do estilo de vida, ajudando a preencher a lacuna entre a clínica e a comunidade. O modelo posiciona o cliente como autoridade em sua jornada de mudança de comportamento, enquanto o profissional de coaching faz parceria para fornecer apoio e feedback usando técnicas de mudança de comportamento baseadas em evidências. As sessões de coaching podem ser individuais ou em pequenos grupos. A parceria da ACSM com a Wellcoaches continua a oferecer aos profissionais de exercício certificados recursos baseados em evidências para facilitar mudanças na mentalidade e nos comportamentos relacionados à atividade física. Encontre mais recursos para coaching profissional em saúde aqui: https://www.acsm.org/certification/professional-resources/wellcoaches .




14- Treinamento Funcional de Aptidão Caindo para a 14ª posição em 2024 (5ª posição em 2023) está o treinamento de aptidão funcional. Essa tendência é uma modalidade de treinamento que melhora o equilíbrio, a coordenação, a força funcional e a resistência para aprimorar as atividades da vida diária. Esses tipos de programas refletem atividades que o cliente pode realizar durante o dia para manter ou melhorar a função física e a independência ( 16 ). Embora desenvolver força e potência muscular e melhorar o equilíbrio e a propriocepção sejam essenciais para todos os adultos, é especialmente importante para idosos e populações clínicas. Como a população idosa apresenta baixos níveis de atividade física, em média, os profissionais do exercício e as empresas do setor devem continuar a priorizar o treinamento funcional que reduza o risco de doenças cardiometabólicas, melhore a função física e a capacidade de viver de forma independente por mais tempo.



15- Ioga O Yoga ocupa o 15º lugar na lista de tendências de 2024. A prática da atenção plena é uma ótima maneira de reduzir a sensação de estresse, melhorar o bem-estar mental e promover a autoconsciência. Como modalidade de treinamento, a ioga é escalonável para muitos níveis de condicionamento físico e segura para populações especiais. Mais comumente feito em aulas em grupo com um instrutor ao vivo, o yoga tradicional inclui estilos como Hatha, Vinyasa e Bikram. Power yoga (também conhecido como Vinyasa) combina fluxos tradicionais com um foco adicional de força, enquanto os formatos restaurativos ( ou seja , Hatha) visam ser mais lentos e relaxantes. O Yoga agora está disponível em vários ambientes, incluindo estúdios de fitness boutique e centros recreativos comunitários, mas pode ser praticado individualmente usando plataformas sob demanda.



16- Exercício é Medicina ® (EIM) Como uma iniciativa global de saúde que aparece como a 16ª tendência para 2024, o EIM incentiva os prestadores de cuidados de saúde a incluir a avaliação e o tratamento da atividade física como um padrão de cuidados ao administrar um plano de cuidados aos pacientes. O EIM reconhece que profissionais de exercício certificados são parte integrante da continuidade dos cuidados de saúde. A campanha multinível promove a sensibilização e a educação para a actividade física e sugere que esta seja reconhecida como um sinal vital de saúde. Os programas EIM registrados criam uma estrutura para os médicos encaminharem pacientes para programas de exercícios baseados em evidências e profissionais de exercício qualificados. A ACSM está envolvida num trabalho de defesa significativo com parceiros estratégicos como a AHA e o Conselho Americano de Exercício para promover a actividade física nas políticas de saúde.



17- Treinamento de Força Tradicional Esta tendência é um componente fundamental das diretrizes de exercício do ACSM, mas diminuiu consideravelmente desde 2020, ficando em 17º lugar na pesquisa de 2024 (4º em 2022 e 2º em 2023). Concentrando-se no movimento adequado e na técnica de levantamento, o treinamento de força tradicional incorpora barras, halteres e kettlebells para melhorar ou manter a aptidão muscular, manipulando repetições, séries, ritmo, carga e seleção de exercícios para atingir diferentes objetivos de aptidão muscular. Dados os benefícios mentais e físicos bem documentados do treinamento de força, os estúdios boutique e as grandes academias continuam a inovar e promover formatos de aulas de exercícios em grupo baseados em treinamento de força, com o MindBody Online categorizando o treinamento de força como uma das principais tendências do setor.



18- Tecnologia de treinamento baseada em dados Esta tendência foi adicionada como uma nova tendência potencial para 2024. Ela aparece como a tendência nº 18 e demonstra a importância da tecnologia digital na indústria de fitness. Os clientes podem usar a saída de dados em tempo real, como frequência cardíaca, velocidade e velocidade, para orientar suas experiências de treino. Este tipo de treinamento permite treinamento e instrução individualizados, mesmo em grupo onde podem haver vários níveis de condicionamento físico, com apenas um profissional de exercício. O feedback em tempo real durante um treino educa os clientes sobre as ligações entre a programação de exercícios e a produção fisiológica e ajuda os clientes a automonitorarem o esforço e a intensidade dentro e entre as sessões. Os profissionais de exercício certificados devem manter-se atualizados sobre o cenário digital de saúde e fitness conectado, apoiando-se no treinamento baseado em dados para aprimorar ou diversificar as ofertas de programas.



19- Treinamento pessoal on-line O treinamento pessoal online caiu do top 20 em 2023, mas voltou à lista em 19º lugar em 2024. O treinamento pessoal online usa tecnologia digital para fornecer programas de exercícios instrutivos online individuais e em grupo. Pode incluir sessões de treinamento interativas ao vivo ou programas de modelo de treino assíncronos/pré-gravados de um profissional de exercícios certificado. Esta tendência equipa os profissionais certificados com uma forma mais eficiente e conveniente de alcançar mais consumidores com os seus programas de formação e conhecimentos. Além disso, o treinamento pessoal on-line pode melhorar a acessibilidade dos serviços para aqueles que enfrentam barreiras para cumprir as diretrizes de atividade física, como percepção de falta de conhecimento, tempo, acesso a instalações e apoio social ( 17 ).



20- Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) Caindo para o 20º lugar em 2024 (o 7º lugar em 2023), o HIIT envolve sessões repetidas de exercícios curtos e de esforço quase máximo (> 80% da frequência cardíaca máxima), seguidos por períodos mais longos de recuperação ativa ou passiva. Reconhecidos pelos seus benefícios para a saúde, como melhoria da capacidade aeróbica máxima, melhoria da saúde cardiovascular e melhor sensibilidade à insulina, os treinos HIIT podem ser programados usando várias opções de equipamentos, como esteiras, remadores ou bicicletas ( 18 ). A programação HIIT é um treinamento baseado na frequência cardíaca que pode ser personalizado para atender às necessidades de todos os níveis de condicionamento físico. É atraente porque economiza tempo para ambientes individuais ou de grupo. A modalidade de treinamento tem demonstrado benefícios na aptidão cardiorrespiratória para algumas populações especiais com doenças crônicas, como diabetes ou certos tipos de câncer.



GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO? CURTA, COMENTE E COMPARTILHE!


637 visualizações0 comentário

Comments


Posts Recentes
ENAF E ZUMBA
ENAF, O MAIOR DO BRASIL
ENAF CURSOS FITNESS
bottom of page