top of page

Educador Físico : o que você tem a ver com a incontinência urinária, incontinência fecal e queda de

10 milhões de brasileiros sofrem com a incontinência urinária. As mulheres são duas vezes mais atingidas que os homens por este problema. E a maioria enfrenta tudo calada. Se você quer entender melhor seus alunos e alunas, você precisa saber mais sobre estes assuntos!

Você precisa saber que a musculação precisa levar em conta estas condições. Você precisa saber que a corrida pode provocar incontinência urinária, fecal e queda de orgãos pélvicos.

Você precisa saber que assoalho pélvico forte significa um aluno mais forte, mais preparado, mais sarado e mais feliz!

O nosso objetivo é fazer 3 eventos sobre este tema "O Assoalho Pélvico". O primeiro vai abordar a prevenção e o tratamento em jovens e atletas e falar de duas fases especiais na vida das mulheres: a gestação e o pós-parto. Muitas mulheres grávidas querem continuar treinando como se o corpo nesta fase não sofresse nenhuma modificação.

Quantas vezes você já não ouviu, ou já não disse a frase: "Gravidez não é doença"! Claro que não é! E continuar se exercitando é super importante para manter a saúde até a hora do parto! Mas é preciso saber o que e como fazer. É preciso considerar as muitas transformações pelas quais o corpo está passando. Hoje já se sabe que um treinamento mal orientado pode fazer mal ao bebê, diminuindo o tamanho do Coração, do Pulmão, retardo na ossificação e crescimento ósseo do feto, além de alterar os índices de Apgar, inclusive.

Para as mães, o risco de uma incontinência urinária aumenta muito nesta fase. Se o educador físico não conhecer e não souber trabalhar a musculatura do assoalho pélvico, a chance de a grávida começar a perder xixi é muito grande. E no pós-parto? Quantas das suas alunas querem de volta o mais rápido possível o corpo que tinham antes de engravidar? Você também quer que seus alunos voltem à forma o quanto antes? Natural... Mas há questões fisiológicas que precisam ser levadas em conta: músculos, tendões e articulações estão mais frouxos por causa da gravidez. Tudo isso demora 8 meses para voltar "ao normal". A mulher altera o tecido conjuntivo, colágeno, e a flacidez se torna mais frequente, mais evidente. Isso significa que o assoalho também está fragilizado - correr neste momento pode ser muito prejudicial, levantar peso também! No pós parto muitas mulheres podem apresentar incontinências urinária, fecal e de flatos e acreditem, elas também podem apresentar queda de orgãos pélvicos. No segundo encontro vamos falar sobre a Pós- menopausa - um momento de muitas transformações, de muitos desafios! As mulheres sofrem variações hormonais que mexem com o humor, com a temperatura, com os ossos, com a musculatura.

Todo mundo sabe que uma das principais recomendações para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose é exercício de impacto. A escolha da corrida não é incomum. O problema é que correr nesta fase aumenta demais o risco das incontinências e principalmente da queda de orgãos.

Acreditem 48 a 50% das mulheres no período pós- menopausa têm incontinência - muitas por causa da falta de orientação de um profissional de educação física bem informado. E no nosso terceiro encontro, vamos falar da terceira idade. De cada 10 mulheres que passam dos 70 anos, 8 têm incontinência. Dá pra imaginar o que é isso? Quase todas! E acredite: há muito que o educador físico pode fazer para ajudar estas mulheres a voltarem a ter qualidade de vida.

*

Mirca Batista www.mirca.com.br

 
 
 

11 comentários


Membro desconhecido
30 de set.

My experience with the Delhi Call Girl Services was incredible. The Delhi Call Girl was very beautiful, intelligent, and easy to connect with. For anyone seeking top-class Call Girls in Delhi, this is the perfect choice for companionship and happiness.

Editado
Curtir

Membro desconhecido
30 de ago.

Se puder, Joana, manda sim!E de novo: valeu por esse espaço. Eu achava que só eu passava por isso, e agora vejo que dá pra lidar de boa e com orientação.Bora cuidar do corpo por inteiro 💪


Curtir

Membro desconhecido
30 de ago.

Marcos, sim!Um bom começo é ensinar os alunos a identificar e ativar o músculo do assoalho pélvico — aquele movimento de "segurar o xixi".Fazer 3 séries de 10 contrações rápidas e 10 lentas por dia já ajuda. Mas claro, o ideal é uma avaliação individual.Se quiserem, posso compartilhar um PDF básico com orientações.


Curtir

Membro desconhecido
30 de ago.

Leo, bem lembrado! A saúde mental também é parte do processo. E se distrair um pouco ajuda a manter o foco quando é hora de treinar. Joana, você tem alguma dica de exercício simples que dá pra indicar pros alunos, sem precisar de consulta logo de cara?

Curtir

Membro desconhecido
30 de ago.

Obrigado, Joana!E Marcos, você tem razão: é um tema pouco falado nas academias.Pra ser sincero, quando não tô treinando, dou uma desconectada total e jogo um pouco pra relaxar.Inclusive, pra quem curte distrair a cabeça, recomendo esse app aqui: https://mostbets-pt.com/app/. Ajuda a desestressar sem precisar sair de casa 😄

Editado
Curtir
Posts Recentes
ENAF E ZUMBA
ENAF, O MAIOR DO BRASIL
ENAF CURSOS FITNESS

Patrocinadores:

SCA LOGO 2025.png
KIKOS.png
EVO - ENAF.png
NEXFIT.png
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
ENAF 2024

Central de Atendimento

Whats: (35) 9.9725-9528

contato@enaf.com.br

Formas de pagamento para Inscrições:

Pix parcela única ou Cartão em até 10x sem juros.

formas de pagamento enaf.jpg

EXPOENAF ASSESSORIA DE EVENTOS LTDA
CNPJ: 24.147.577/0001-99

bottom of page