top of page

10 principais Tendências Fitness para 2023 pelo ACSM

O American College of Sports Medicine (ACSM) divulgou Health & Fitness Journal, as tendências fitness para 2023. Foi a 17ª edição “Worldwide Survey of Fitness Trends for 2023″, que contou com a colaboração de mais de 4.500 profissionais de saúde e fitness.


O Worldwide Survey of Fitness Trend é uma ferramenta importante para a tomada de decisões do setor.


Confira as top 10 tendências para o fitness 2023 pelo ACSM.


Top 10 tendências Fitness 2023

1. Tecnologia Wearable (tecnologia vestível)

Equipamentos, como relógios e smartbands, que monitoram além da frequência cardíaca, calorias, tempo sentado, sono e a prática de diversas atividades.


2. Treinamento de Força com Pesos Livres.

Com foco no movimento adequado e na técnica de levantamento, esta atividade incorpora o uso de barras, halteres e/ou kettlebells para melhorar ou manter a aptidão muscular, manipulando repetições, séries, ritmo, carga e seleção de exercícios para atingir metas específicas de aptidão muscular.





3. Treinamento com Pesos Corporais.

O nome já diz tudo. Dispensa o uso de equipamentos e se vale de técnicas que utilizam apenas o peso corporal como sobrecarga para o exercício. Uma combinação de peso corporal multiplano e movimentos neuromotores com o peso corporal como resistência primária define essa tendência. O treinamento com peso corporal usa equipamentos e espaço mínimos, tornando-o uma maneira barata e funcional de se exercitar.


4. Programas de Fitness para Idosos.

Esta é uma tendência que enfatiza e atende às necessidades de condicionamento físico dos baby boomers e das gerações mais velhas. As pessoas estão vivendo mais, trabalhando mais e desejando permanecer saudáveis ​​e fisicamente ativas durante toda a vida. Há anos que chamo atenção para os exercícios com foco nesse público e hoje ele aparece nas tendências fitness 2023, muito bem colocado.


5. Treinamento Físico Funcional

Programas de treinamento que visa a melhora das capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, estabilidade, mobilidade) utilizadas no cotidiano.





6. Atividades ao ar livre.

Esta tendência permite que os profissionais de saúde e fitness ofereçam mais atividades ao ar livre, como caminhadas em grupo, cavalgadas ou caminhadas organizadas. As atividades podem ser eventos curtos, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de vários dias, juntamente com desafios ECO, como stand-up paddleboards, caiaque, mountain bike e caminhadas no interior.


7. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).

Esses programas de exercícios geralmente envolvem sessões repetidas de exercícios de alta intensidade (> 80% da frequência cardíaca máxima), combinadas com períodos de descanso. O treinamento intervalado de alta intensidade pode ser aplicado a uma variedade de atividades físicas.


8. Exercício para perda de peso.

Essa tendência incorpora programas de perda de peso com um programa de exercícios. A combinação de atividade física e treinamento físico com dietas e aulas de culinária pode trazer benefícios adicionais.


9. Profissionais de Fitness Certificados.

Contratação de profissionais de fitness certificados. No Brasil, com a obrigatoriedade do curso superior em Educação Física e registro no CREF, podemos olhar para isso como a necessidade de se especializar e buscar por certificações em áreas específicas.





10. Treinamento Pessoal.

É o Personal Training. Um programa com metas, avaliação e acompanhamento individual. Os personal trainers fornecem instruções técnicas de exercícios, monitoram a melhoria e os exercícios de progresso com cada encontro do cliente e com base no progresso do cliente.



CONCLUSÕES:

O que é importante nessa pesquisa para o Gestor de Academias e o Personal Trainer

Atividades com pesos livres, atividades usando o peso do corpo e treinamento funcional aparecem entre as top 10 tendências fitness 2023. Isso acende um sinal de alerta para academias que focam seu serviço na musculação e mostram uma janela de oportunidade para o Personal Trainer que atende em parques e residências.


Por falar em parques, as atividades ao ar livre também figuram entre as top 10 tendências. Para gestores de academia essa pode ser uma oportunidade de organizar atividades ao ar livre em área própria, ou mesmo no formato de atividades especiais com duração de um dia e excursões.


Tanto para Gestores de Negócios Fitness quanto para Personal Trainers há dois públicos que aparecem nessas tendências: são aqueles que desejam emagrecer e os idosos. Há muito tempo que eu digo que esse é o público do futuro. A população está ficando gorda e velha, pode ser politicamente incorreto falar dessa forma, mas é a verdade, e apostar nisso é garantia de sucesso.


Outro ponto importante é que o treinamento online não figura nem entre as top 20 atividades. Ficou 26° lugar em 2020. No ano seguinte foi a tendência número 1, já em 2022 caiu para a 9ª colocação e em 2023 foi o 21° colocado. Dá para fazer uma análise desses dados de muitas formas, uma delas é que as pessoas estão deixando de treinar em casa e retornando para a academia, o que em parte é verdade. Por outro lado isso pode nos mostrar que pessoas que começaram a se exercitar, durante a pior fase da pandemia, simplesmente abandonaram a prática de exercícios. Também pode ser uma impressão equivocada dos entrevistados na pesquisa. Um dos indicativos é que, indo na contramão dessa tendência. a Netflix lançou seu programa de treinamento junto com a Nike no finalzinho de 2022.


GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO? CURTA, COMENTE E COMPARTILHE!


Fonte:

https://journals.lww.com/acsm-healthfitness/Fulltext/2023/01000/Worldwide_Survey_of_Fitness_Trends_for_2023.6.aspx?context=FeaturedArticles&collectionId=1

432 visualizações

Comments


Posts Recentes