Tendências fitness 2018: ACSM WORLDWIDE SURVEY - Prepare-se para novos conhecimentos.


Nos últimos 12 anos, os editores da Health & Fitness Journal® do American College of Sports Medicine (ACSM) circularam uma pesquisa eletrônica para milhares de profissionais ao redor do mundo para determinar as tendências de saúde e fitness.


A pesquisa foi concebida para confirmar ou introduzir novas tendências (não modismos) que têm um impacto positivo percebido na indústria de acordo com os entrevistados internacionais.

ACSM WORLDWIDE SURVEY OF FITNESS TRENDS FOR 2018


A pesquisa online foi enviada para 114.455 profissionais de fitness saúde, 4.133 responderam. As respostas foram recebidas de quase todos os continentes, 43 países ao todo.


Os entrevistados foram orientados a fazer uma distinção entre um “modismo” e uma “tendência”.

Tendência: desenvolvimento geral ou mudança na forma que as pessoas estão se comportando. Modismo: uma moda que é retomada com grande entusiasmo por um breve período. Os modismos podem aparecer mas irão cair fora da lista nos anos subsequentes (alguns tão curtos quanto 1 ano). Havia 40 possíveis tendências fitness 2018 na lista. Os editores incluíram itens detodos os quatro setores da indústria do fitness saúde: corporativo, clínico, comunitário e comercial.


As 25 maiores tendências dos anos anteriores foram incluídas na pesquisa, e foram adicionadas algumas tendências potencialmente emergentes previamente identificadas pelos editores. No final da pesquisa havia um espaço em branco para o entrevistado incluir outras potenciais tendências de fitness deixadas fora da lista.


O potencial impacto no mercado de um novo equipamento, um dispositivo de exercício ou programa não foi avaliado por esta pesquisa. Embora ninguém possa prever com precisão o futuro de qualquer indústria, esta pesquisa ajuda a acompanhar as tendências no campo. Isso pode ajudar os proprietários, operadores, diretores do programa e treinadores pessoais na tomada de decisões dos seus negócios.


Tendências em alta e em baixa Os resultados desta pesquisa anual podem ajudar a indústria de fitness em algumas decisões de investimento importantes para o seu desenvolvimento.


Em 2018, tendências emergentes dos últimos 3 anos foram confirmadas no top 10:

O HIIT voltou a ser classificado como a número 1 depois de cair para a terceira posição em 2017. O Treinamento com peso corporal é agora o número 4.

A tecnologia wearable saiu da primeira posição em 2017 para a terceira em 2018.

Caindo fora das 20 principais tendências de 20 fitness:

medidas de resultados (número 21 em 2018), Apps de exercícios no smartphone (número 26 em 2018) promoção da saúde do local de trabalho (número 23 em 2018).


Novas tendências entre as 20 identificadas para 2018:

licenciatura para profissionais de fitness, núcleo de formação, treinamento de esporte-específico.

As seguintes tendências fitness 2018 continuam a existir na indústria de saúde e fitness, mas com não tanta popularidade de acordo com esta pesquisa:

Clubes sociais de fitness (número 40), Dança aeróbica (número 39) Aulas de gravidez e pós-natal (número 38), Aulas de barra (número 37), Água/esportes aquáticos (número 36), Caminhada/corrida/jogging clubes (número 35), Pilates (número 34), Treinamento online(número 33), Estúdios de fitness – boutique (número 32).



Tendências Fitness 2018


1.HIIT No topo da lista das tendências fitness 2018 está o HIIT. Períodos curtos de exercício de alta intensidade seguidos de um curto período de repouso ou de recuperação. Caso não seja acompanhado por profissionais qualificados, há um risco maior de lesões com essa modalidade, no entanto, esta forma de exercício tem se tornado popular em academias de todo o mundo.

2.Treinamento em grupo – aulas coletivas Os instrutores de aulas coletivas ensinam, lideram e motivam os indivíduos. Programas de grupo são projetados para serem sessões eficazes para níveis de aptidão diferentes e são altamente motivacionais. Existem muitos tipos de aulas e equipamentos, como a aeróbica, aulas de bike e aulas de dança.

3.Wearables A tecnologia wearable inclui rastreadores inteligentes de atividades, relógios, monitores de frequência cardíaca, dispositivos de rastreamento GPS e óculos, que foram lançados há apenas alguns anos. A indústria de wearables hoje alcança US $ 1,5 bilhões em vendas, incluindo também tecidos inteligentes e interativos têxteis.

4.Treinamento com peso corporal O Treinamento com peso corporal apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências em 2013 (em número 3) e estava na posição de número 2 para 2017, mas na verdade as pessoas têm usado seu próprio peso de corpo por séculos como uma forma de treinamento de resistência. Os programas de treinamento com o peso de corpo usam equipamento mínimo, que os tornam uma maneira muito barata de exercício.

5.Treinamento de Força O Treinamento de Força continua popular em vários setores da indústria de saúde e fitness e para diferentes tipos de pessoas. Os clientes mais jovens usam pesos quase exclusivamente. Nas academias de hoje, no entanto, existem públicos diversos (homens e mulheres, jovens e velhas, crianças e pacientes com doença crônica estável) cujo foco principal é o treinamento de força. Atualmente, é usado também para reabilitação cardiovascular e pulmonar, ou programas de gestão de doença metabólica.

6.Profissionais de fitness educados, certificados e experientes. Esta tendência continua cada vez mais forte. Há uma grande variedade de certificações oferecidas por organizações acreditadas nacional e internacionalmente. Continua a haver um crescimento sustentado de programas educacionais em faculdades, escolas e universidades. Uma vez que o mercado para profissionais de fitness tornou-se mais competitivo, o interesse em algum grau de regulamentação tem se expandindo pelo mundo.

7.Yoga Yoga, ou Ioga, vem atraindo cada vez mais adeptos e diferentes variedades, como o Power Yoga e o Bikram Yoga (feito em ambientes quentes e úmidos). Outras formas de yoga incluem Iyengar Yoga, Ashtanga, Vinyasa Yoga, Kripalu Yoga, Anuara Yoga, Kundalini Yoga e Sivananda Yoga. Yoga parece se reinventar e atualizar e anualmente, tornando-se uma forma de exercício cada vez mais atraente.

8.Personal Training Os personal trainers continuam buscando maior profissionalização da sua indústria. Embora tenham havido algumas alterações menores de treinamento pessoal (por exemplo, pequenos grupos em vez de um contra um), os personal trainers continuam sendo uma parte importante da equipe profissional atuando nas academias.

9.Programas para terceira idade Cada vez mais idosos têm participado de programas de exercícios rigorosos, incluindo HIIT, por ememplo, esportes de equipe e treinamento de força. Até mesmo os idosos frágeis podem melhorar o seu equilíbrio e mobilidade na vida diária com atividades do programa de aptidão funcional adequadas. Há um mercado crescente de adultos mais velhos, que agora estão se aposentando mais saudáveis do que as outras gerações.

10.Treinamento funcional Treinamento para melhorar o equilíbrio, coordenação, força, potência e resistência de força e para aumentar a capacidade para realizar atividades de vida diária. Alguns dos entrevistados afirmaram usar o treinamento funcional em programas de fitness para adultos mais velhos. O treinamento funcional também é usado em programas clínicos para replicar as atividades da rotina diária.

11.Exercício e perda de peso Exercício em programas de perda de peso tem sido uma tendência top 20 desde que começou a pesquisa. A combinação de exercício e perda de peso enfatiza a restrição calórica com um programa de exercícios sensato. A combinação de exercício e dieta é essencial para a manutenção da perda de peso e pode melhorar a conformidade a dietas de restrição calórica.

12.Exercício é remédio “Exercise is medicine” é uma iniciativa de saúde global que está focada em incentivar médicos e outros prestadores de cuidados de saúde para recomendar a atividade física para os seus pacientes. A atividade física é parte da prevenção e tratamento de doenças e deve ser regularmente abordada e avaliada nas consultas. A campanha incentiva os profissionais do exercício a desenvolverem relacionamentos significativos com os médicos e prestadores de cuidados de saúde, para desenvolver a confiança necessária para indicar seus pacientes.

13.Personal Training em pequenos grupos O personal trainer agora também oferece seus serviços a pequenos grupos, normalmente de duas a quatro pessoas, oferecendo potencialmente maiores descontos para cada membro do grupo. Em tempos econômicos desafiadores, treinadores pessoais estão sendo mais criativos na forma de comercialização dos pacotes e sessões de treinamento personalizado.


14.Esportes ao ar livre Atividades ao ar livre podem ser feitas com a família e amigos, com um grupo, ou sozinho. Caminhadas, canoagem, caiaque e jogos ou esportes são alguns exemplos. Atividades ao ar livre também incluem aventuras com pernoite, camping, viagens, escalada de montanhas.

15.Flexibilidade e mobilidade usando rolos Rolos de mobilidade são projetados especificamente para massagem, para aliviar a tensão muscular, aliviar os espasmos musculares, melhorar a circulação, aliviar o desconforto muscular e auxiliar no retorno à atividade normal. Os rolos foram projetados para a liberação miofascial da região lombar, quadris e para grupos musculares maiores, como os tendões e os músculos glúteos.

16.Licenciamento para profissionais de fitness Uma tendência na indústria do fitness é a regulamentação de profissionais de fitness e personal trainers. Esta é a primeira vez que licenciatura para profissionais de fitness aparece como tendência na indústria. No Brasil, o profissional de Educação Física já é regulamentado pelos Conselhos Regional e Federal de Educação Física.


17.Treinamento em circuitos O treinamento em circuito é semelhante ao HIIT, mas tem intensidade baixa ou moderada. Treinamento em circuito é, normalmente, a combinação de cerca de 10 exercícios que são realizados por um número predeterminado de repetições ou por um período de tempo, alternando-se um descanso rápido antes de se passar para o próximo exercício.

18.Wellness Coaching Wellness coaching é a integração entre a ciência da mudança de comportamento com a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Wellness coaching frequentemente usa uma abordagem individual semelhante à de um personal trainer com o treinador, fornecendo apoio, orientação, incentivo e confirmação quando se atingem objetivos de curto e longo prazo. Os profissionais de saúde e fitness agora estão acrescentando wellness coaching às suas técnicas de exercício nas sessões de treinamento.


19.Exercícios de Core Os exercícios de Core enfatizam a força e condicionamento dos músculos estabilizadores do abdômen, tórax e costas. Incluem exercícios que fornecem suporte para a coluna vertebral e tórax. Exercitar os músculos do Core melhora a estabilidade geral do tronco e a transferências de força para as extremidades, permitindo maior desempenho em vários esportes que exigem força, velocidade e agilidade. Para o exercício, os praticantes utilizam bolas, BOSU e rolos de espuma.

20.Treinamento esportivo Em vigésimo lugar no ranking das tendências fitness 2018 está o treinamento voltado para esportes.

Treinamento específico para esportes como futebol, baseball e tênis, projetado especialmente para os atletas. Ajuda a desenvolver habilidades durante o período entre competições e a aumentar a força e resistência específica para o esporte, algo como aptidão funcional para o desempenho no esporte.


Fonte: http://www.ciaathletica.com.br/blog/a-cia-athletica/novidades-e-lancamentos/tendencias-fitness-2018/?utm_medium=cpc


Por: Monica Marques Diretora Técnica da rede Cia Athletica. Profissional de Educação Física especializada em Fisiologia do Exercício (EPM) e MBA em Gestão de Pessoas (FGV). Palestrante internacional nas áreas de fitness e gestão de academias. Certificações internacionais: AFAA, ACE, Speedo, AEA , Wellcoaches.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ENAF - Esporte, Fitness e Saúde

Central de Atendimento

Whats: (35) 9.8707-4902

faleconosco@enaf.com.br

  • FACE ENAF
  • INSTA ENAF